segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Solidariedade Online

Hoje vou abordar um tema que considero um dos pontos determinantes para alcançar o sucesso online, independente do negócio.

 Acredito que todos saibam o significado de solidariedade, que resumidamente é o ato de ajudar outras pessoas.

 Pense por um minuto: você é uma pessoa solidária? Você sente prazer em ajudar alguém?

 Bem, na minha modesta opinião, acredito que pessoas que não sentem prazer de ajudar outras pessoas reduzem drasticamente suas chances de sucesso online.

 Por que?

 Porque quando você possui algum tempo de vivência na internet e seu trabalho começa a aparecer é natural que as pessoas queiram informações e para isso elas entram em contato com você. É neste ponto que você se mostra solidário ou não.

Se você for alguém solidário, imediatamente você sente a necessidade de auxiliar a pessoa que entrou em contato com você.

Claro que o que a pessoa em questão quer é a sua ajuda e quando a pauta é mundo online a ajuda está diretamente relacionada com conhecimento e informação ( sim! partilhar conhecimento e informação é um ato grandioso de solidariedade ).

Se você for realmente solidário, não hesitará nem por instante em passar aquele conhecimento para esta pessoa e aqui você exerce um outro ato de solidariedade: a atenção.

Aprendi que sem ser solidário e atencioso é muito difícil ter sucesso e reconhecimento. Quando você possui essas qualidades, automaticamente você aproxima as pessoas de você e as deixa a vontade para solicitar a sua ajuda.

Eu acho perfeito! Você ajuda as pessoas, faz amizades e ainda por cima faz crescer o seu negócio. 

Mas veja, não adianta você fingir solidadriedade. As pessoas percebem sua má vontade e descaso quando você não está disposto a tentar ajudá-las e neste caso você afastará as pessoas e prejudicará muito seu marketing pessoal.

Quando decidi iniciar um negócio online, pesquisei em muitos blogs sobre o assunto e em muitos casos, os autores de alguns blogs muito bons, se mostravam a disposição para esclarecer dúvidas e passar informações com relação aos assuntos abordados por eles.

Cheguei a entrar em contato com muitos blogueiros e simplesmente nunca obtive nenhum contato da parte de muitos deles. Isso é péssimo! Você fica na maior ansiedade esperando uma resposta e nada acontece. Essas pessoas apesar de serem competentes e produzir conteúdos relevantes e de qualidade, deixam a desejar no momento em que se dispõem a ajudar e não o fazem quando solicitados.

Resumindo: para ter um negócio bem sucedido, você precisa gostar de se relacionar com as pessoas e sentir prazer em ajudá-las.

Tenha certeza que estas pessoas além de ficarem muito gratas por sua ajuda, irão também recomendá-lo a outras pessoas.